-
Concurso Com Mais De 15 Mil Vagas; Fundação Vunesp Volta A Organizar Projeto
-
A expectativa é que o edital esteja pronto para ser publicado ainda no primeiro semestre desse ano.
- Por Brendow Felipe
- 20/04/2023 19h57 - Atualizado há 1 ano
A Fundação Vunesp foi selecionada para participar como a banca organizadora do novo concurso SEE SP (Secretaria de Estado de Educação de São Paulo). Até então o concurso conta com mais de 15 mil vagas para a rede de professores efetivos. O chamado da instituição foi publicado em despacho no Diário Oficial desta quarta-feira, 19 de abril.
O passo seguinte será a contratação efetiva da Fundação Vunesp. Sendo assim, a banca e a Secretaria de Educação vão finalizar o edital e o cronograma de inscrições e exames para serem divulgados.
Segundo consta Renato Frder, secretário de Educação, a expectativa é que o edital esteja pronto para ser publicado ainda no primeiro semestre desse ano.
"Em breve a gente vai publicar o edital. Será publicado neste semestre ainda para 15 mil vagas na rede. Estamos muito animados com isso", disse o titular da pasta, em evento no Palácio dos Bandeirantes em março.
Como uma banca organizadora, a Fundação Vunesp ficará sob a responsabilidade de receber as inscrições do concurso em seu site. Além de viabilizar e aplicar as etapas, como os exames de cunho objetivos.
O novo concurso SEE SP foi prontamente autorizado, em setembro de 2022, pelo o até então governador Rodrigo Garcia. Das 15 mil vagas para atuação no Ensino Fundamental e Médio, 4.258 serão para professores em Jornada Completa de Trabalho, caracterizada pela prestação de 25 horas ppr semana de trabalho.
As demais 10. 742 oportunidades disponíveis no concurso serão para Jornada Ampliada de Trabalho Docente, com 40 horas semanais de trabalho.
Para participar nos anos iniciais do Ensino Fundamental o requisito básico é ter curso normal superior OU licenciatura em Pedagogia OU programa especial de formação pedagógica superior. Em todos os casos também é preciso ter habilitação em magistério nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
Por outro lado, para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio a espera é que se apresente uma licenciatura nas áreas especificadas no edital. Por exemplo, Língua Portuguesa e Matemática.
Nos anos de 2014 e 2015, teve uma realização do último concurso para ingresso de efetivos na SEE SP. A oferta foi de 5.734 vagas para professor de Educação Básica I, para atuação nos anos iniciais do Ensino Fundamental.